A importância e a relação da acessibilidade com o trabalho

Atualizado em: 27/10/2020

Nesse artigo quero trazer algumas percepções sobre as respostas dadas em uma pesquisa feita em 2018. Essa pesquisa teve 117 respostas de diferentes perfis de pessoas.

Dentre as várias perguntas feitas, vou focar como as pessoas participantes percebem a importância da acessibilidade e em como ela está relacionada com sua área de trabalho.

Importância da acessibilidade

Dentre as perguntas feitas, uma delas foi “O quanto você acha que o assunto acessibilidade é importante?”

Uma nota abaixo de 5 me preocuparia, principalmente, por entender que as pessoas participantes não veem a acessibilidade relacionada ao seu meio de convivência ou de trabalho.

Uma pessoa complementou sua nota dizendo: “Não respondi abaixo de 5, mas: depende do seu público alvo”. Isso não é bem verdade.

Em diversas palestras eu demonstro como a acessibilidade tem influência em diversos níveis. Não apenas nas questões mais tradicionais, como leitor de tela e navegação por teclado, mas em outras como performance, acesso à internet e linguagem fácil de entender.

São muitos os níveis onde a acessibilidade está relacionada, de uma maneira ou outra, com o seu cotidiano ou trabalho.

Acessibilidade relacionada ao trabalho

Foi perguntado “Quanto você acha que o assunto acessibilidade está relacionado com o seu trabalho atualmente?”

Gráfico em barras de como a acessibilidade é entendida como relacionada com o trabalho dos respondentes. Existe uma tabela com os dados apresentados visualmente.
Gráfico sobre o quanto acessibilidade está relacionado com o seu trabalho, sendo 1 nada relacionado e 10 totalmente relacionado.
NotaQuantidade de respostas
1024,8% (29 respondentes)
98,5% (10 respondentes)
816,2% (19 respondentes)
713,7% (16 respondentes)
615,4% (18 respondentes)
511,1% (13 respondentes)
45,1% (6 respondentes)
32,6% (3 respondentes)
20,9% (1 respondente)
11,7% (2 respondentes)
Notas sobre o quanto acessibilidade está relacionado com o seu trabalho, sendo 1 nada relacionado e 10 totalmente relacionado.

As notas 10, 8, 6, e 7 tiveram a maior parte das respostas sobre relação com o trabalho, respectivamente. De maneira geral, a maior parte das pessoas entende que a acessibilidade está relacionada com o seu trabalho.

Minha preocupação é com relação aos 21,4% dos participantes (25 pessoas) acham que a acessibilidade não está relacionada com o seu trabalho. Mas como disse, acessibilidade sempre existe, podendo estar relacionada em apenas um aspecto, mas provavelmente ela existe.

Um exemplo simples: chegou uma pessoa para fazer um estágio ou numa posição de iniciante na empresa, que nunca trabalhou e outro local.

Isso é um exemplo de comunicação mais inclusiva e acessível que, de um modo simples, está relacionado com acessibilidade.

Percepção dos superiores

Quando perguntado se “Você acha que seus superiores entendem que a acessibilidade é importante?”

Essas respostas são preocupantes por alguns motivos. Um deles, acho que o mais comum, é de que a acessibilidade não está relacionada ao projeto/produto/serviço fornecido pela empresa.

Nesses casos, a acessibilidade não levada em consideração, desde a parte do planejamento, indo do desenvolvimento até a parte dos testes. No final, surge a necessidade de acessibilidade por determinados usuários e/ou existe a requisição por meio da justiça. Com isso, voltamos para o início do processo e revemos tudo que poderia ter sido feita no início.

Esse tópico rende um artigo só para ele, no qual vou colocar mais detalhes sobre as respostas das pessoas participantes.

Quero chamar atenção agora aos 36,8% que não questionou seus superiores.

Sem questionamento dos superiores

A maior parte das pessoas que não questionaram seus superiores, deram notas entre 5 e 8 sobre o quanto identificam seu trabalho estar relacionado com acessibilidade.

Gráfico em barras de como a acessibilidade é entendida como relacionada com o trabalho de 43 respondentes. Existe uma tabela com os dados apresentados visualmente.
NotaQuantidade de respostas
1011,6% (5 respondentes)
94,7% (2 respondentes)
818,6% (8 respondentes)
714% (6 respondentes)
623,3% (10 respondentes)
514% (6 respondentes)
42,3% (1 respondente)
37% (3 respondentes)
22,3% (1 respondente)
12,3% (1 respondente)
Notas sobre o quanto acessibilidade está relacionado com o seu trabalho, sendo 1 nada relacionado e 10 totalmente relacionado.

As pessoas que responderam por com notas iguais ou abaixo de 5, talvez não tenham conhecimento sobre acessibilidade, ou a influência dela no seu trabalho, e por isso, acabam não dando a importância devida no seu cotidiano.

Analisando apenas sobre essas 43 pessoas, a maior parte delas trabalha com front-end, full stack ou backend, sendo todas as áreas relacionadas à acessibilidade diretamente. Alguns exemplos da relação são:

Gráfico de barras de áreas de trabalho 43 respondentes. Existe uma tabela com os dados apresentados visualmente.
Áreas de trabalhoQuantidade de respostas
Front-end29,4% (10 respondentes)
Full Stack Developer14,7% (5 respondentes)
Back-end14,7% (5 respondentes)
Gerente de Projetos/PMO8,8% (3 respondentes)
Testes8,8% (3 respondentes)
UX Design5,9% (2 respondentes)
Outros17,6% (6 respondente)
Quantidade de pessoas das áreas de trabalho.

Gerentes de projetos precisam pensar nos requisitos relacionados aos projetos. A acessibilidade é um dos requisitos que devem ser previstos no começo do projeto. A mesma coisa para as pessoas que trabalham com UX Design, que precisam criar uma experiência acessível e inclusiva para os utilizadores dos seus produtos.

Pessoas de testes ou QA podem não trabalhar no cotidiano com os testes de acessibilidade diretamente. Mas porque não questionar as pessoas de maior hierarquia sobre a questão? Porque não estudar e ser proativo sobre a necessidade na realização do teste? Esses questionamentos podem fazer a diferença em determinados projetos.

Concluindo as ideias

Essas 43 pessoas que não questionaram seus superiores hierárquicos sobre acessibilidade, me preocupa bastante. Pois, não entendem que além do seu trabalho, elas possuem o papel de questionar e que a acessibilidade pode lhe afetar ou até, ter que refazer algo que deram como terminado.

As pessoas normalmente se fixam na ideia de que acessibilidade está relacionada apenas as pessoas com deficiência. O que é um grande engano!

Meu papel com as postagens é ajuda-los a entender e compreender o papel da acessibilidade no cotidiano. Espero aos poucos estar conseguindo isso.

Aproveitando, estou fazendo uma atualização dos dados dessa pesquisa. Caso queiram participar é só responderem a pesquisa disponível nesse link.

5 1 vote
Article Rating

Categorias da postagem: