Porque acessibilidade é vista como um custo?

Atualizado em: 21/06/2020

A acessibilidade é vista, em muitas empresas, como um custo a mais que pode ser adicionado ou removido. Eu falo nesse artigo porque isso é um problema que precisa ser resolvido.

Em 2015 escrevi um artigo em um antigo blog meu. Nesse artigo eu falava que após dar um curso sobre Prototipação e Teste de usabilidade, alguém tinha me questionado sobre porque a questão de acessibilidade é vista como um custo a mais ou algo que não faz parte do processo.

Nesse artigo falava de uma analogia que ainda faz sentido: “quando você oferece a acessibilidade num projeto e cobra a mais por isso é como se você estivesse falando para alguém trocar sua porta e ela cobrar a mais pela chave”.

Acessibilidade faz parte do processo de desenvolvido ou deveria fazer, como escrevi no artigo sobre “Porque o “Como começar” com acessibilidade não deveria existir?”.

Grande maioria das pessoas colocam acessibilidade como um custo a mais porque não sabem como realizar a implementação. Por isso, colocam o custo de aprendizado e de tentativa e erro na conta.Isso não é um grande problema.

O problema é a impressão que isso causa na maioria das vezes:

No final acabamos por não resolvendo o problema e acabamos tornando o assunto ainda mais distante de nós.

Um dos métodos para resolver isso é, além de aprender a importância da acessibilidade, é entender aos poucos que nada é tão complicado quando realmente é.

Vou tentar aos poucos ir amenizando as dúvidas com os posts.

0 0 votes
Article Rating

Categorias da postagem: ,